MONSENHOR JAMIL ANIVERSARIA


Monsenhor Jamil Nassif Abib, ou padre Jamil, nasceu em Caritar (SP) e completa 70 anos acompanhado de autoridades eclesiásticas e amigos. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Piracicaba no dia 09 de janeiro de 1966 pelo rito Bizantino Greco-melquita, pela imposição das mãos de dom EliasCoueter. No dia 16 do mês seguinte, iniciou seu trabalho em Rio Claro. Em 1969 foi transferido para Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. Em fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista e assumindo também a missão de Vigário Episcopal da Região Pastoral de Rio Claro. Foi agraciado com o título de Monsenhor Capelão Pontifício, nomeado pelo Papa João Paulo 2º, em 6 de setembro de 1988. Desde fevereiro de 2006 é pároco da Catedral da cidade de Piracicaba, coordenando também as capelas São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Graças (Dispensário dos Pobres). Possui especialização em museologia, arquivologia e arte sacra e mestrado em história. Ele se destaca na área de história, história da Igreja, museologia, patrimônio histórico e artístico e filatelia. Foi por muitos anos conselheiro do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Como pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas para a História da Igreja no Brasil – CEPEHIB, atua nas questões ligadas à necessidade de definição de uma política cultural e documental voltada para os arquivos eclesiásticos e juntou, ao longo de anos de trabalho eclesiástico, imensa coleção documental sobre a Igreja Católica no Brasil.
Contém imensa coleção bibliográfica com predominancia de obras de temática religiosa e filosófica. A maioria dos documentos presentes na coleção foi produzida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, pelas dioceses e pelas diversas pastorais (Pastoral da Terra, Pastoral do Índio, Pastoral da Família etc ) ligadas à Igreja Católica no Brasil. Quanto à temática da documentação, destaca-se a relacionada à teologia da Libertação, surgida na América Latina em conseqüência das transformações introduzidas na Igreja pelo Concílio Vaticano II (1962) e que tem nos brasileiros Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns seus maiores defensores. No Brasil, considerado o maior país católico do mundo, foi onde este movimento alcançou maiores dimensões. Esta teologia, que prega "a opção preferencial pelos pobres", ficou mais ligada às comunidades eclesiais de base, comprometidas com as lutas sociais e que foram se envolvendo cada vez mais na luta política.

Um comentário:

Pároco disse...

"Caríssimos: sou um admirador do Mons. Jamil. Conhecí-o quando foi pároco na Paróquia de Santa Cruz e São Dimas, em 1973, quando minha filha mais nova, Anelyse, tinha 2 anos e ele a chamava de "sapequinha". foi quando começamos a realizar os Encontros de casais com pais das crianças que se preparavam para a primeira Eucaristia. Dos encontros formavam-se grupos com 8 a 10 casais que tinham reuniões a cada 15 dias com temários sobre a família e sob a coordenação de um casal preparado para isso. A semente plantada gerou muitos frutos para a messe do Senhor. Homenageando-o no seu aniversário, repasso-lhes esse histórico publicado no Blog da Paróquia Santa Cruz e S. Dimas. Parabens, querido Pe. Jamil ! E que Deus o abençõe. Abraços fraternos, do Storel"