Programação da Semana Santa (2009)

PARÓQUIA SANTA CRUZ E SÃO DIMAS – 50 ANOS DE CRIAÇÃO 01/10/2009
PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES PASCAIS - 2009

Dia 04/04 (sábado), às 19h: Celebração Penitencial (Nesse dia não haverá Missa nem distribuição da sagrada comunhão no período da noite)

Dia 05/04, às 08h30: Missa Solene do DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR com bênção e procissão com ramos saindo do “Centro de Lazer do São Dimas”até a Igreja Matriz (a igreja será aberta com a chegada da procissão). Haverá também nessa Missa, no momento das ofertas, a entrega do envelope da solidariedade como gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2009: “Fraternidade e Segurança Pública” “A paz é fruto da justiça”.
Para a participação nessa Missa, pedimos o favor dos fiéis trazerem ramos de palmeiras, oliveiras ou outras folhagens, pois neste dia recordaremos a entrada de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelo povo com ramos como Messias e Servo Sofredor, que veio realizar as promessas dos profetas e instaurar o Reino de Deus.
(Neste dia não haverá a Missa das 07h, mas apenas a distribuição da comunhão aos enfermos, e Missa das 18h30, mas sem a bênção e distribuição de ramos)

Dia 06/04 (2a feira da Semana Santa): Terço da Misericórdia, às 06h45; Ofício Divino, às 07h; Missa às 07h30; Confissões, das 09h às 11h e das 15h às 18h. No período da noite, às 19h30, Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e o Bom Jesus dos Passos, encerrando na igreja com a Missa. Favor trazer velas

Dia 07/04 (3a feira da Semana Santa): Terço da Misericórdia, às 06h45; Ofício Divino, às 07h; Missa às 07h30; Confissões, das 09h às 11h e das 15h às 18h. No período da noite, às 19h30, exibição do filme “O manto sagrado” e Celebração de encerramento da CF-2009 na Igreja Matriz. Favor trazer o livrinho da CF-2009 e 1 prato de salgado e suco para ser partilhado entre os presentes.

Dia 08/04 (4a feira da Semana Santa): Terço da Misericórdia, às 06h45; Ofício Divino, às 07h; Missa às 07h30; Confissões, das 09h às 11h. No período da noite, às 20h, Missa dos Santos Óleos na Catedral Santo Antônio, com bênção dos Óleos dos Catecúmenos e Enfermos, e Confecção e Consagração do Óleo do Santo Crisma. Haverá também a renovação das promessas sacerdotais de todos os presbíteros. Nessa Missa, comemoraremos os 35 anos de ordenação episcopal e 59 de ordenação presbiteral de nosso bispo emérito Dom Eduardo Koaik, além dos 22 anos da criação, por Dom Eduardo, da Pastoral da Criança na Diocese de Piracicaba.

Dia 09/03 (5a Feira da Semana Santa): PÁSCOA DA CEIA. Missa Paroquial da CEIA DO SENHOR, às 20h, com Lava-pés, instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento Novo. Haverá nesta Missa a renovação das promessas dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e lava-pés das pessoas da comunidade ligadas ao cinqüentenário de nossa Paróquia. Haverá também, após a Missa, Vigília Eucarística com contemplação do “Mistério da Agonia de Jesus” até às 24h. Ao redor da mesa do altar, celebraremos a memória da última ceia de Jesus, de sua entrega e amor sem limites, da inauguração na nova e eterna aliança no seu sangue derramado na cruz como prova de amor fiel ao Pai e aos irmãos e lavaremos os pés uns dos outros como sinal de doação e serviço. Favor trazer donativos para os pobres.
Na 5ª feira da Semana Santa, no período da manhã, às 06h45, acontece o Terço da Misericórdia, e o Ofício Divino, às 07h. (não haverá missa no período da manhã nem confissões, mas distribuição da sagrada comunhão aos enfermos)

Dia 10/04 (6a feira Santa): PÁSCOA DA CRUZ. Haverá Terço da Misericórdia, às 08h30; Ofício Divino com a contemplação do “Mistério da Condenação de Jesus à morte”, às 09h; Ofício Divino com a contemplação do “Mistério da Crucifixão de Jesus”, às 11h30. (A Igreja ficará aberta das 08h às 22h)
No período da tarde, solene Celebração Paroquial da PAIXÃO DO SENHOR com Adoração do Cristo na Cruz, às 15h. A Igreja concede uma Indulgência Plenária aos que nesse dia participam piedosamente da veneração da Santa Cruz e beijam devotamente o Santo Lenho da Cruz (cf. Enchiridion Indulgentiarum, n. 17). Neste dia faremos memória da Paixão e morte de Jesus e adoraremos a cruz como trono, sinal de salvação e vitória. Beijaremos a cruz em sinal de adoração a Cristo que deu sua vida por nós até à morte na cruz. Celebraremos esse dia com a prática do jejum e da abstinência, e com a coleta para os Lugares Santos com 10% para a Catholica Unio.
No período da noite, às 19h, faremos o Ofício Divino com a contemplação do “Mistério da Sepultura de Jesus”, seguida da Via-Sacra luminosa pelas ruas do bairro e procissão do Senhor Morto, encerrando com a exibição do filme “Paixão de Cristo”. (Favor trazer velas)

Dia 11/04 (Sábado Santo): PÁSCOA DO TÚMULO. Para nós cristãos, o sábado durante o dia é um tempo de silêncio e retiro, pois Cristo desceu à mansão dos mortos. No período da manhã, teremos o Ofício da Contemplação das “Dores de Maria”, às 09h.
(Nesse dia não se celebram os Sacramentos, conforme antiquíssima tradição da Igreja; por isso, não haverá Missa das 07h30 e 19h, nem Confissões ou comunhão dos enfermos)
No período da noite, neste dia, realizaremos a SOLENE VIGÍLIA PASCAL DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR às 20h. Favor trazer velas e uma garrafinha para colocar água benta e levar para abençoar a ceia e almoço de páscoa. A Vigília Pascal é a principal celebração do Ano Litúrgico e da vida do cristão, pois nela celebramos a vitória de Cristo sobre o mal e a morte. Neste dia acenderemos nossas velas no círio pascal, ouviremos a história da salvação e cantaremos o hino de “Aleluia”, renovando os compromissos de nosso batismo e celebrando a ceia do Senhor.

Dia 12/03 (Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor): PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO. Missas Solenes na Matriz, às 07h, 09h e às 18h30, e distribuição da sagrada comunhão aos enfermos. Neste dia, recordaremos que, ao morrer e ressuscitar com Cristo, comprometendo-nos a não mais viver de acordo com certos valores da sociedade, contrários ao evangelho de Cristo. Comprometemos-nos em ser sal e luz no mundo, fermento na massa e ferramenta de transformação e libertação. A ressurreição de Cristo nos renovará e será o fundamento de nossa fé e motivo de esperança de nossa própria ressurreição.
“O Senhor ressurgiu realmente, aleluia! Ele vive entre nós, aleluia!”
Feliz e Santa Páscoa da Ressurreição!

2 comentários:

XIKYTO HOME disse...

Saudações aos paroquianos!!!
Parabéns Padre Kleber pela ótima semana Santa realizada na Paróquia juntamente com o Dom Eduardo Koaik e Dom Mauro Morellie.
Xikyto

XIKYTO HOME disse...

Saudações aos paroquianos!!!
Parabéns Padre Kleber pela ótima semana Santa realizada na Paróquia juntamente com o Dom Eduardo Koaik e Dom Mauro Morellie.
Xikyto