Dom Mauro Morelli visita a Paróquia Santa Cruz e São Dimas


Dom Mauro Morelli visita a Paróquia Santa Cruz e São Dimas
Foto: Jaime Brasileiro Curcio

Na Celebração da Senana Santa 2009 a Paróquia Santa Cruz e São Dimas foi agraciada com a visita do Dom Mauro Morelli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
1º Bispo da Diocese de Duque de Caxias, Fundador do Instituto Harpia Harpyia e Presidente do CONSEA-MG.
O Religioso que fica até domingo, disse estar agraciado com o convite do Pe. Kleber Danelon, novo pároco. Em uma de suas homilias, ressaltou a importância da Semana Santa para a Igreja e para os Poderes Públicos: "Jesus veio mostrar o reino verdadeiro que não se confunde com o poder do mundo" falou isso baseado no lema da Campanha da Fraternidade 2009, A Paz é fruto da Justiça. Dom Mauro conhecido pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania, foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Souza (Betinho).


Biografia:

Filho de Eduardo Morelli e Rosa Gomes, foi criado em Penápolis, estado de São Paulo. Seus estudos ginasial e clássico foram efetuados no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba. Os estudos de filosofia foram concluídos no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição em Viamão, Rio Grande do Sul, e a Teologia foi cursada no Saint Mary´s Seminary and University, em Baltimore, Estados Unidos.
Foi ordenado diácono em 03 de junho de 1964 e recebeu o sacramento da ordem em 28 de abril de 1965. Em 12 de dezembro de 1974, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Paulo VI, recebendo a sagração episcopal de D. Paulo Evaristo Arns em 25 de janeiro de 1975. Em 25 de maio de 1981, foi nomeado pelo papa João Paulo II o primeiro bispo da então criada Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde permaneceu até 12 de junho de 2005.
Sua atuação à frente do episcopado lutou por uma igreja aberta aos problemas do mundo e na luta pela dignidade humana.
Destacou-se pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Souza, fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Esteve à frente da criação do conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, é o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA durante o governo Itamar Franco (1993-1994), além de presidente do CONSEA- MG e CONSEA-SP.
Em 2004 fundou o Instituto HARPIA HARPYIA – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição, com sede em Indaiatuba, São Paulo.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: