Criação do Selo Comemorativo - 50 anos


A criação deste selo comemorativo para a celebração do ANO DO CINQUENTENÁRIO da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, da Diocese de Piracicaba, surgiu para solenizar essa comemoração.
A obra ilustrativa é do paroquiano Renato Fabregat, que, para desenvolver a idéia gráfica desse selo comemorativo, partiu do conceito de que a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, é Sacramento da comunhão de Cristo com seu povo. A Igreja é a “raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras maravilhosas daquele que a chamou das trevas para sua luz maravilhosa” (1Pd 2,9).
A construção visual desse selo comemorativo contempla o alvorecer e a liberdade, com vários ícones ilustrativos: ao centro, um semicírculo azul fazendo menção à aliança e à comunhão de Deus, em Cristo, com seu povo. Do círculo, nasce-nos ainda a idéia do Sol, fonte de calor e símbolo de alimentação do cosmos. É símbolo do próprio Jesus Cristo, “sol do Oriente que nos veio visitar” (Lc 1,78). Os raios solares são amarelos e têm o formato de 12 triângulos, que representam o dogma cristão da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e são símbolo das 12 tribos de Israel e dos 12 apóstolos. Na Bíblia o número 12 significa perfeição. Abaixo temos dois ícones em forma de triângulo, uma representação visual de um pássaro, no caso, as asas de uma pomba, que representa o Espírito Santo, que acompanhou Jesus em sua missão (Lc 4,18-19) e, hoje, acompanha a Igreja (Jo 20,23). Esse mesmo ícone mostra também as páginas de um livro aberto, que é a Sagrada Escritura, inspirada pelo mesmo Espírito Santo. Como Igreja cremos que “quando se lêem as Sagradas Escrituras na liturgia é o próprio Cristo que fala a seu povo” (SC 7). No centro do selo, dentro do ícone azul, temos a grafia dos 50 anos e a representação visual da igreja matriz da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, para se ler "50 anos da paróquia de Santa Cruz e São Dimas”. Abaixo, por fim, assinando o logotipo comemorativo, temos os dizeres e o ano de fundação 1959 até o presente 2009.
Na distribuição dos elementos temos as seguintes cores: Vermelha, Amarela, Azul e Verde. O amarelo representa a luz de Deus (At 13,47) e a riqueza da vida nova em Cristo (Rm 5,9-11). O azul representa as águas do batismo (Jo 19,34) e o céu (1Cor 15,20-28), morada eterna dos que jazem na paz do Senhor (Jo 11,25-26. O verde significa crescimento e desenvolvimento do verde das plantas e vegetais, obras das mãos do Criador (Gn 1,12), que por meio da terra e água, crescem, criam raízes e dão frutos, assim como o papel do cristão, alimentado por Deus pelo pão da Palavra e da Eucaristia, cria raízes na fé e na família e dá frutos, por meio dos filhos, trabalho e exemplos de vida. Representa ainda a pureza, pois temos de ter o coração puro (Mt 5,8) para estarmos com Deus. O vermelho significa o Sangue de Cristo, que é a Santíssima Eucaristia instituída por Jesus para remissão dos pecados (1Cor 11-34), e o fogo, símbolo de pentecostes (At 2,1-4), a unção do Espírito Santo sobre nossos corações.

Nenhum comentário: